quarta-feira, 21 de abril de 2010

2 - Sugestões de livros

Se você gosta de História/Sociologia e deseja aprofundar o conteúdo, sugiro os seguintes títulos:


Sete livros básicos:

História do Brasil. Boris Fausto (Editora EDUSP)
Lançado há mais de uma década, esse livro de Boris Fausto consolidou-se como o melhor manual de História do Brasil, tornando-se referência no gênero.


Civilização Ocidental – Uma História Concisa. Marvin Perry (Editora Martins Fontes)
Esse manual universitário de leitura fácil é a melhor síntese disponível em língua portuguesa sobre a história da Europa, das origens da civilização ao final do século XX. Abrangente, bem escrito e com ótimas análises – destacando-se os capítulos sobre o pensamento e a cultura ocidental – é um livro que vale a pena ser adquirido para a sua biblioteca.


Tempos Modernos – O Mundo dos Anos 20 aos 80, de Paul Johnson (Editora Bibliex e Instituto Liberal)
Uma das melhores interpretações da história do século XX disponível em português. Escrita por um autor liberal, é um excelente contraponto às análises marxistas de Hobsbawm na “Era dos Extremos”.

A Riqueza e a Pobreza das Nações. David Landes (Editora Campus)
Por que algumas nações são tão ricas e outras tão pobres? O autor estuda a trajetória das nações “vencedoras” e das “perdedoras” nos últimos 600 anos, destacando o papel da cultura no sucesso – ou fracasso – econômico e militar dos povos. Excelente análise.

História da América Latina e do Caribe – Dos Processos de Independência aos Dias AtuaisJosé Del Pozo (Editora Vozes)
Lançado recentemente (2009), é o melhor manual disponível em português sobre a história contemporânea da América Latina e do Caribe.

O Oriente Médio – Do Advento do Cristianismo aos Dias de Hoje. Bernard Lewis (Jorge Zahar Editor)
Excelente descrição e análise da história do Oriente Médio entre o final da Antiguidade e a Guerra do Iraque de 1990-1991. Leitura fundamental.

História das Idéias Políticas. Oliver Nay (Editora Vozes)
Ótimo manual que descreve e analisa as idéias políticas de pensadores da Antiguidade Clássica aos nossos dias.


Se puder leia também:


Uma Breve História do Brasil. Mary del Priore e Renato Venâncio(Editora Planeta do Brasil, 2010)
De leitura fácil e agradável, essa obra segue uma linha narrativa e menos acadêmica do que o livro de Boris Fausto.

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil. Leandro Narloch (Editora Leya, 2009)
Escrito por um jornalista inspirado no sucesso da série americana The Politically Incorrect Guide's, esse livro propõe uma interessante revisão de alguns mitos da história do Brasil.




Ascensão e Queda das Grandes Potências. Paul Kennedy (Editora Campus)
O autor analisa o processo de formação e declínio das grandes potências nas Idades Moderna e Contemporânea e as disputas hegemônicas entre elas. O livro é excelente no estudo que faz do período 1450-1985, mas falha em suas previsões sobre as décadas seguintes. Kennedy escreveu a Ascensão e Queda em 1987-1988 e superestimou a capacidade de sobrevivência da União Soviética no próximo século, prevendo um declínio relativamente rápido dos EUA.


A Era das Revoluções (1789-1848), A Era do Capital (1848-1875) e A Era dos Impérios (1875-1914). Eric J. Hobsbawm (Paz e Terra)
A interpretação mais famosa do Longo Século XIX adotada no Brasil, a trilogia de Hobsbawm é considerada um clássico da análise marxista.

Era dos Extremos – O Breve Século XX (1914-1991). Eric Hobsbawm (Companhia das Letras)
Continuação da trilogia anterior, nesse livro Hobsbawm faz um estudo sobre a história do século XX, que ele divide em três fases (a da “catástrofe” 1914-1945, a dos “anos dourados” 1945-1970 e a do “desmoronamento” 1970-1991). Uma obra muito utilizada na elaboração de questões de história contemporânea nos vestibulares

Introdução à História da Antiguidade. Pierre Cabanes (Editora Vozes)
Lançado recentemente (2009), esse livro é uma ótima introdução ao estudo das civilizações antigas do Oriente Próximo, Grécia e Roma.

África e Brasil Africano. Marina de Mello e Souza (Ática)
A melhor introdução sobre a história da África e das raízes africanas do Brasil.


Sociologia. Anthony Giddens (Artmed)
Excelente manual de sociologia. Volumoso e bastante abrangente, abordar as questões mais essenciais das ciências sociais.

Esses títulos constituem a biblioteca básica do nosso conteúdo para, repito, quem quiser aprofundá-lo. No decorrer das postagens dos assuntos, vou citar outros títulos mais específicos.

Nenhum comentário: